segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

BOLETIM DO SR. ADÃO DA FLORIPESCA

BOLETIM FLORIPESCA NR. 551, de 29.12.2011

a) PREVISÃO DE TEMPO E DE MAR - Nesta última semana de 2011, a área litorânea está usufruindo de um refresco, a nível de Temperaturas máximas, mas já tem calor mais intenso no Extremo Oeste, a partir de hoje. A ocorrência de Circulação Marítima nas madrugadas e à noite provoca Alta Umidade em toda orla catarinense. A influência de Ventos Fortes em Altitude (Jato Subtropical) também concorre para a Instabilidade Climática nesta região. Chuva Isolada e mal distribuída, principalmente na noite da virada. Pressão Barométrica alta. Lua passando a Crescente no início do ano. Aumento da Nebulosidade e Vento Sul no início da primeira semana de 2012, na área oceânica. Avalie o prognóstico climático para sua região para o Primeiro Trimestre de 2012 em

b) PESCARIAS MARÍTIMAS - Confira as fotos do Douradão que o Cheff Alex Floyd embarcou na BIG FISH, dia 22 do corrente.

c) PESCA NA CAIEIRA - Na Terça retornamos à Caieira, para dar um trato nos Badejos e nos pequenos peixes do Canal da Barra Sul. A previsão permitia vislumbrar pequena "janela" de tempo bom, com menos vento do que o previsto para este finalzinho de ano, que terá algumas rajadas. Passamos pela Costeira para pegar os Camarões Vivos e, também, embarcar o Parceiro Roberto Ozol, que há tempos não pescava conosco. Chegamos às 7 horas na casa do Sérgio, que já estava com tudo preparado, Lancha MISS MARIAH na água, pronta para partir rumo à Boca da Barra da Baia Sul, onde a Maré de Lua provocava uma enxurrada de tanta força d'água. Lançamos os Camarões Vivos e logo os Badejos e as Garoupetas começaram a chegar. Aproximamos a Lancha de um embate para tentar alguns arremessos de artificial. O Baeter logo embarcou alguns Badejos com o Camarão Artificial montado numa cabeça de Jig, bem pesadona. Era a única maneira de obter sucesso. Mudamos a posição da Lancha mais duas vezes, mas pareceu que os bichos só estavam no ponto inicial. Depois, fomos para o Canal da Barra fazer a tradicional rodada, com Camarão Morto e anzóis pequenos. Deu muito dublê de Corcoroca, Carapicu, Betara, Peixe Porco, Peixe Aipim e Ubarana Rato (Bonefish). Depois de receber a visita de um Cardume de Golfinhos e de duas Tartarugas, finalizamos a pescaria ao lado de uma Marisqueira, onde deu dezenas de Ubaranas e um único exemplar de Sofia. Por isto o Sérgio apelidou a pesca de rodada de "pescaria garantida"...

d) KALUA EM BARCELOS - Por lapso, informei link indevido no Boletim 550. Para ver a Turma do Choma, clique em:

e) BLOG POSEIDON E A ATRATIVIDADE DAS ISCAS - Desde o dia 12 do corrente, são postadas no Blog informações técnicas sobre a construção e o uso de iscas artificiais. Inicialmente explica, de maneira bem didática, o que é e como é vista pelo peixe a questão das cores, com destaque ao tratamento UV. E o maior ensinamento é que, o que vale mesmo, é a preferência do peixe e não a do pescador.

f) ISCA POSEIDON DETONANDO OS OLHETES

Embora seja uma isca de meia-água, a Isca Fury Perfect Swim capturou uma dúzia de Olhetes naquela pescaria. A vantagem é que a mesma - mesmo pesando 29 gramas - é Floating, isto é, liberada da tração, ela flutua, minimizando em muito o risco de sua perda, em caso de ruptura da linha.

g) SERRA DA MESA - GOIÁS - Comece o ano pescando na Represa que é o maior point de grandes Tucunarés Azuis, fora da Amazônia. Confira o Convite em http://www.floripesca.tur.br/nossos-pacotes/292-tucunares-gigantes-na-serra-da-mesa-.html.

h) FELIZ ANO NOVO - Que em 2012 possamos compartilhar de muitos e bons momentos de pesca, com muita saúde, paz, amor e prosperidade.