quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

A TECNOLOGIA DAS ISCAS POSEIDON



Capítulo 1 – Sobre o tratamento UV: A visão do peixe versus a visão do homem. Parte 2.


Por que iscas que brilham são tão boas para pegar peixes?

Muitos pescadores estrangeiros respondem simplesmente: “porque elas pegam peixe”. Isso é geralmente uma razão suficiente para a maioria de nós, mas mentes curiosas querem saber por que estas iscas são tão boas para pegar muitos peixes em tantas situações diferentes. Para entender a capacidade de captura de iscas “brilhantes”, precisamos de um pouco mais de informação técnica sobre como a luz viaja através da água e a visão dos peixes. Já abordamos a visão do peixe na primeira parte (postagem do dia 12/12/11), tratemos agora da luz.

A luz viaja através da água de forma muito diferente do que através do ar. Por um lado, diferentes cores de luz vão mais longe através da água. Vermelhos e laranjas percorrem uma distância menor antes de mudar para tons de cinza. Os azuis viajam uma distância maior. Assim, sua isca, que parece vermelha no barco, irá mudar para tons de cinza sob 10 ou 15 metros de água. Além disso, se nos lembrarmos de nossos aulas de ciências do ensino médio, vamos nos recordar que grande parte da luz que atinge a superfície da água é refletida de volta para o céu. Às doze horas com o sol a pino, no verão, a luz faz um excelente trabalho descendo vários metros na água. Mas assim que o ângulo de irradiação muda, a luz solar penetra com mais dificuldade. Da mesma forma, quando há vento, a superfície da água, antes lisa, muda para um padrão de corte muito irregular que dificulta a penetração da luz.


No entanto, a luz UV penetra muito bem na água. Se o sol está brilhando ou mesmo em um dia parcialmente nublado, os raios UV, que estão acertando seu braço e dando-lhe um bronzeado, vão também viajar através das colunas de água e fazer a sua isca brilhar. Assim, mesmo que você não possa ver o brilho no barco por causa da luz do sol, os raios UV vão refletir sobre sua isca artificial, adicionando-lhe flashes e contraste, o que é vital para atrair predadores.

As cores com tratamento UV, aplicadas no seu verniz, aumentam muito o contraste e o poder de sedução da isca, o que facilita sua localização. A isca se destaca da “multidão”, ou da escuridão da água, para o predador que está sempre à procura de uma presa fácil.

Fica claro que toda isca deve atrair primeiro pela sua cor, adaptada à espécie, às condições de pescaria e ao meio. Mesmo sem o tratamento UV, uma isca deve pescar porque o padrão de cor de partida funciona com peixes conhecidos.

No entanto, vejam nas fotos abaixo como os peixes enxergam as iscas com tratamento UV. Não existe melhor forma de mostrar sua importância!

O que nós vemos (what we see...)


O que os peixes vêem... luz UV (what fish see...UV)


Fonte: http://www.uv-tackle.com/

Agora sabemos melhor sobre o tratamento UV em iscas artificiais e sua eficiência nas pescarias embarcadas ou em condições desfavoráveis de luminosidade.

É por isso que as iscas da Poseidon empregam esse tipo de tecnologia, porque busca fornecer equipamentos de alto padrão e disponibilizar para sua comunidade seus próprios sonhos de pescadores.

AMIGO PESCADOR, CONFIRA TAMBÉM A 1ª PARTE DESTE CAPÍTULO SOBRE TRATAMENTO UV POSTADO NO DIA 12/12/2011:


http://blogposeidonbrasil.blogspot.com/2011/12/atecnologia-das-iscas-poseidon.html

EM BREVE, CAPÍTULO 2 SOBRE TECNOLOGIA TRATANDO DA PELÍCULA HOLOGRÁFICA.

BOAS FESTAS, MUITA SAÚDE E BOAS PESCARIAS, SÃO OS VOTOS DA EQUIPE POSEIDON!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal! Vamos lá, comentem os artigos, nos mandem os seus que serão aceitos e publicados aqui.
Vamos discutir temas gerais sobre a pesca esportiva e muitas dicas. Abraços para todos Djalma