segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

A TECNOLOGIA DAS ISCAS POSEIDON


 Capítulo 1 – Sobre o tratamento UV: A visão do peixe versus a visão do homem. Parte 1
O tratamento ultravioleta, ou UV, é uma tecnologia relativamente nova para pesca esportiva. Sua existência é fundada no fato de que a visão de muitos peixes predadores tem a particularidade de enxergar esta luz específica que tem um comprimento de onda curto. Com os avanços da ciência à disposição dos fabricantes, estes têm incorporado diferentes processos de fabricação disponíveis para integrar o tratamento UV, já que é outro elemento importante para o sucesso das iscas, como comprovado por numerosas pesquisas.
Naturalmente, os pescadores tendem a julgar o tratamento UV nas iscas como aparece (ou não aparece!) ao olho humano. Esta abordagem não leva em consideração as diferenças biológicas básicas entre o olho humano e o olho de peixe. Onde o olho humano tem uma grande capacidade de distinguir detalhes, o olho de um peixe não. Os bastonetes e cones dentro do olho da maioria dos peixes são organizados de tal forma que possuem mais sensibilidade ao movimento e ao contraste, mas com perda nos detalhes.



Imagem da luz Ultravioleta que emana do sol (fonte: Google)

Ultravioleta significa “além de violeta”, também nomeado em inglês com a sigla ROYGBIV (R.O.Y.G.B.I.V. = Red – vermelho, Orange – laranja, Yellow – amarelo, Green – verde, Blue – azul, Indigo – índigo, também chamado "anil", Violet – violeta), para o espectro de cores. UV é a luz que existe além do menor comprimento de onda da luz visível, o violeta.



Esquema de espectro eletromagnético. A luz visível (visible light) é a que o olho humano consegue enxergar sem ajuda de aparelhos, enquanto o olho do peixe vê a luz UVA, de onda mais curta e que penetra centenas de metros na coluna d’água. (Fonte: http://apollorays.com/Company.html)

Para aplicações na pesca esportiva, a discussão sobre UV está ligada à luz UVA, com comprimentos de onda que variam de 400 a 315 nanômetros. A luz dentro deste espectro penetra na coluna de água com muito mais profundidade que a luz visível, e está disponível em períodos de baixa visibilidade, em condições como o do amanhecer, do crepúsculo ou com tempo nublado. A ciência demonstrou a capacidade de muitas espécies de peixes de ver dentro do espectro UVA. Onde o espectro de luz visível começa a ser filtrado em profundidades de cinco metros ou menos (o vermelho sendo a primeira cor a se atenuar), o menor comprimento de onda de luz UVA pode penetrar até profundidades de centenas de metros. Os princípios da luz UV resultam em uma maior profundidade de penetração e maior disponibilidade do que a luz visível e, em sua aplicação para a pesca esportiva, com o devido tratamento para refletir esta luz, as iscas beneficiam de mais um elemento atrativo para o predador. Se corretamente executado, o tratamento UV deverá aumentar a visibilidade da isca para a pesca em profundidade e em condições de menor luminosidade.

Em suma, o que se vê nas iscas da POSEIDON, a olho nu, é a pintura e a película holográfica, quando na realidade, o tratamento UV está em toda a superfície do corpo da isca, aplicado junto com o verniz. O peixe enxerga essa luz UVA em água turva, aumentando o poder de atração das iscas artificiais.



Equipe Poseidon.


AMIGO PESCADOR, NÃO PERCA EM BREVE A PARTE 2 DESTE CAPÍTULO SOBRE TECNOLOGIA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal! Vamos lá, comentem os artigos, nos mandem os seus que serão aceitos e publicados aqui.
Vamos discutir temas gerais sobre a pesca esportiva e muitas dicas. Abraços para todos Djalma