Capítulo
2 – Sobre a película
holográfica.
Para o olho do peixe, o contraste é
mais importante do que o detalhe. É muito provável que as espécies predadoras
não sejam atraídas por um realismo exato. Na verdade, muitos detalhes podem
dificultar o poder de atração, diminuindo sua capacidade de oferecer contraste.
Não significa que as cores não façam diferença, sua escolha sendo essencial
conforme as diferentes condições da pescaria, como em tempo ensolarado ou
nublado e água clara ou turva. Geralmente, são divididas em dois tipos, as
cores “incitativas” ou “provocativas”, que chamam a atenção do peixe e cores
“imitativas”, que imitam as presas habituais de algumas espécies.
Entretanto, a luz visível é outra
questão. Onde as cores são de extrema importância em nosso meio, abaixo da
superfície da água, as cores do espectro visível são rapidamente filtradas com
o aumento da profundidade ou têm sua cor alterada pelo meio aquático. Com a
atenuação das cores, o que resta são tons de cinza que podem ser a razão
subjacente para a alta sensibilidade do peixe ao movimento e ao contraste.
Daí a importância da película
holográfica aplicada em iscas artificiais, pois estas produzem flashes, conforme
seu movimento dentro da água. A isca com efeito holográfico possui um prisma que
reflete e separa a luz produzindo um espectro de uma variedade de cores
infinita, dependendo do ângulo em que a luz bate em sua superfície. Esses
reflexos aumentam seu poder de atração. Além disso, a película holográfica faz
com que a isca mude de cor, conforme o ângulo e a intensidade da luz, clareando
ou escurecendo sua superfície, além de projetar flashes intensos e
multicolores.
Tecnicamente, uma fita ou película (tape), sobre a qual o holograma é gravado
à laser, é aplicada sobre o corpo em ABS da isca e depois é coberta por um
verniz resistente, com ou sem tratamento UV. Na verdade, a holografia consiste
em uma forma de se registrar ou apresentar uma imagem em três dimensões. Foi
concebida teoricamente em 1948 pelo húngaro Dennis Gabor, vencedor do Prêmio
Nobel de Física em 1971, e somente executada pela primeira vez nos anos 60,
após a invenção do laser.
A mudança de tom da isca SABRE da
Poseidon, graças à película holográfica, é um elemento de extrema importância,
já que especialistas apontam que a isca artificial precisa ser clara com tempo
claro, e mais escura com tempo nublado, sobretudo, quando o predador ataca por
baixo. É óbvio que essa escolha depende da cor da água, mas isso significa que
a isca se adapta à claridade, tornando-se mais versátil.
Película
holográfica 3FS, fotos da isca SABRE e OCTOPUS da Poseidon: Foto 1. Efeito multicolor do
holograma. Foto 2. Tons verdes azuis num ângulo diferente. Foto 3. Verde claro
para branco, sob o efeito de luz natural mais intensa. Foto 4. Efeito
holográfico da isca Octopus da Poseidon.
A película holográfica 3FS é um
complemento perfeito à pintura e ao tratamento UV, para potencializar a
visibilidade de algumas iscas, conquistando maior poder de atração para a visão
peculiar do peixe.
Resumindo: É primordial perceber a
importância de despertar todos os sentidos do peixe, para que este localize e
ataque sua presa, ao aumentar o poder de atração da isca (ou sua atratividade).
A eficiência da película holográfica já foi mais do que provada por numerosos
pescadores profissionais e facilita a localização da isca para a visão peculiar
do peixe. Não esqueça, a leitura adequada de qual isca artificial empregar em
determinado ambiente será muitas vezes a chave da pescaria!
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Amigos pescadores! Comentem e aguardem o próximo capítulo sobre tecnologia com um estudo sobre o rattlin'!
Equipe Poseidon.
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