sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

A BATALHA!! Poseidon Perfect Swim VS Olhete


Pessoal!! Vejam a festa que esta equipe de Floripa fez durante uma pesca oceânica!

Grandes desafios entre Olhetes e a isca Perfect Swim da Poseidon.

Créditos aos pescadores Ari, Zé Carlo e amigos na lancha Catarina.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

A TECNOLOGIA DAS ISCAS POSEIDON



Capítulo 1 – Sobre o tratamento UV: A visão do peixe versus a visão do homem. Parte 2.


Por que iscas que brilham são tão boas para pegar peixes?

Muitos pescadores estrangeiros respondem simplesmente: “porque elas pegam peixe”. Isso é geralmente uma razão suficiente para a maioria de nós, mas mentes curiosas querem saber por que estas iscas são tão boas para pegar muitos peixes em tantas situações diferentes. Para entender a capacidade de captura de iscas “brilhantes”, precisamos de um pouco mais de informação técnica sobre como a luz viaja através da água e a visão dos peixes. Já abordamos a visão do peixe na primeira parte (postagem do dia 12/12/11), tratemos agora da luz.

A luz viaja através da água de forma muito diferente do que através do ar. Por um lado, diferentes cores de luz vão mais longe através da água. Vermelhos e laranjas percorrem uma distância menor antes de mudar para tons de cinza. Os azuis viajam uma distância maior. Assim, sua isca, que parece vermelha no barco, irá mudar para tons de cinza sob 10 ou 15 metros de água. Além disso, se nos lembrarmos de nossos aulas de ciências do ensino médio, vamos nos recordar que grande parte da luz que atinge a superfície da água é refletida de volta para o céu. Às doze horas com o sol a pino, no verão, a luz faz um excelente trabalho descendo vários metros na água. Mas assim que o ângulo de irradiação muda, a luz solar penetra com mais dificuldade. Da mesma forma, quando há vento, a superfície da água, antes lisa, muda para um padrão de corte muito irregular que dificulta a penetração da luz.


No entanto, a luz UV penetra muito bem na água. Se o sol está brilhando ou mesmo em um dia parcialmente nublado, os raios UV, que estão acertando seu braço e dando-lhe um bronzeado, vão também viajar através das colunas de água e fazer a sua isca brilhar. Assim, mesmo que você não possa ver o brilho no barco por causa da luz do sol, os raios UV vão refletir sobre sua isca artificial, adicionando-lhe flashes e contraste, o que é vital para atrair predadores.

As cores com tratamento UV, aplicadas no seu verniz, aumentam muito o contraste e o poder de sedução da isca, o que facilita sua localização. A isca se destaca da “multidão”, ou da escuridão da água, para o predador que está sempre à procura de uma presa fácil.

Fica claro que toda isca deve atrair primeiro pela sua cor, adaptada à espécie, às condições de pescaria e ao meio. Mesmo sem o tratamento UV, uma isca deve pescar porque o padrão de cor de partida funciona com peixes conhecidos.

No entanto, vejam nas fotos abaixo como os peixes enxergam as iscas com tratamento UV. Não existe melhor forma de mostrar sua importância!

O que nós vemos (what we see...)


O que os peixes vêem... luz UV (what fish see...UV)


Fonte: http://www.uv-tackle.com/

Agora sabemos melhor sobre o tratamento UV em iscas artificiais e sua eficiência nas pescarias embarcadas ou em condições desfavoráveis de luminosidade.

É por isso que as iscas da Poseidon empregam esse tipo de tecnologia, porque busca fornecer equipamentos de alto padrão e disponibilizar para sua comunidade seus próprios sonhos de pescadores.

AMIGO PESCADOR, CONFIRA TAMBÉM A 1ª PARTE DESTE CAPÍTULO SOBRE TRATAMENTO UV POSTADO NO DIA 12/12/2011:


http://blogposeidonbrasil.blogspot.com/2011/12/atecnologia-das-iscas-poseidon.html

EM BREVE, CAPÍTULO 2 SOBRE TECNOLOGIA TRATANDO DA PELÍCULA HOLOGRÁFICA.

BOAS FESTAS, MUITA SAÚDE E BOAS PESCARIAS, SÃO OS VOTOS DA EQUIPE POSEIDON!




sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

POSEIDON 4 EM 1 ESPECIAL

Pessoal colocaremos agora uma uma sequência da nossa maravilhosa Predator 4 em 1!!
A única isca com um verdadeiro sistema de barbelas intercambiáveis!

Verifiquem... Uma única isca. Quatro nados! Na verdade 5, pois sem barbela ela é uma Zara!
















terça-feira, 13 de dezembro de 2011

OS LANÇAMENTOS NÃO PARAM POR AQUI!!


Pessoal!!! Muito boa noite! Os lançamentos não param por aqui! Nós da POSEIDON BRASIL queremos compartilhar com vocês mais uma grande isca artificial. Desta vez queremos apresentar-lhes a FURY DOG®! 

Um projeto pala grande diversidade de trabalhos de nado que possibilita, sempre de forma espetacular e muito atraente! Temos certeza que esta isca é um impacto contundente em muitos predadores. 

Verifiquem, logo abaixo, a descrição técnica desta incrível isca e principalmente o vídeo do seu nado incomparável.

Poseidon Brasil








segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

A TECNOLOGIA DAS ISCAS POSEIDON


 Capítulo 1 – Sobre o tratamento UV: A visão do peixe versus a visão do homem. Parte 1
O tratamento ultravioleta, ou UV, é uma tecnologia relativamente nova para pesca esportiva. Sua existência é fundada no fato de que a visão de muitos peixes predadores tem a particularidade de enxergar esta luz específica que tem um comprimento de onda curto. Com os avanços da ciência à disposição dos fabricantes, estes têm incorporado diferentes processos de fabricação disponíveis para integrar o tratamento UV, já que é outro elemento importante para o sucesso das iscas, como comprovado por numerosas pesquisas.
Naturalmente, os pescadores tendem a julgar o tratamento UV nas iscas como aparece (ou não aparece!) ao olho humano. Esta abordagem não leva em consideração as diferenças biológicas básicas entre o olho humano e o olho de peixe. Onde o olho humano tem uma grande capacidade de distinguir detalhes, o olho de um peixe não. Os bastonetes e cones dentro do olho da maioria dos peixes são organizados de tal forma que possuem mais sensibilidade ao movimento e ao contraste, mas com perda nos detalhes.



Imagem da luz Ultravioleta que emana do sol (fonte: Google)

Ultravioleta significa “além de violeta”, também nomeado em inglês com a sigla ROYGBIV (R.O.Y.G.B.I.V. = Red – vermelho, Orange – laranja, Yellow – amarelo, Green – verde, Blue – azul, Indigo – índigo, também chamado "anil", Violet – violeta), para o espectro de cores. UV é a luz que existe além do menor comprimento de onda da luz visível, o violeta.



Esquema de espectro eletromagnético. A luz visível (visible light) é a que o olho humano consegue enxergar sem ajuda de aparelhos, enquanto o olho do peixe vê a luz UVA, de onda mais curta e que penetra centenas de metros na coluna d’água. (Fonte: http://apollorays.com/Company.html)

Para aplicações na pesca esportiva, a discussão sobre UV está ligada à luz UVA, com comprimentos de onda que variam de 400 a 315 nanômetros. A luz dentro deste espectro penetra na coluna de água com muito mais profundidade que a luz visível, e está disponível em períodos de baixa visibilidade, em condições como o do amanhecer, do crepúsculo ou com tempo nublado. A ciência demonstrou a capacidade de muitas espécies de peixes de ver dentro do espectro UVA. Onde o espectro de luz visível começa a ser filtrado em profundidades de cinco metros ou menos (o vermelho sendo a primeira cor a se atenuar), o menor comprimento de onda de luz UVA pode penetrar até profundidades de centenas de metros. Os princípios da luz UV resultam em uma maior profundidade de penetração e maior disponibilidade do que a luz visível e, em sua aplicação para a pesca esportiva, com o devido tratamento para refletir esta luz, as iscas beneficiam de mais um elemento atrativo para o predador. Se corretamente executado, o tratamento UV deverá aumentar a visibilidade da isca para a pesca em profundidade e em condições de menor luminosidade.

Em suma, o que se vê nas iscas da POSEIDON, a olho nu, é a pintura e a película holográfica, quando na realidade, o tratamento UV está em toda a superfície do corpo da isca, aplicado junto com o verniz. O peixe enxerga essa luz UVA em água turva, aumentando o poder de atração das iscas artificiais.



Equipe Poseidon.


AMIGO PESCADOR, NÃO PERCA EM BREVE A PARTE 2 DESTE CAPÍTULO SOBRE TECNOLOGIA!

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

PESSOAL AGORA ESTÁ VALENDO!!!


Boa noite, amigos pescadores!

Depois de dois anos na toca, desenvolvendo e pesquisando o melhor equipamento para nossa comunidade, a POSEIDON lançou essa semana sua aguardada loja virtual, canal de venda exclusivo, com frete grátis para todo o Brasil.

Confiram os nossos lançamentos especiais e condições imbatíveis de pagamento.
Esperamos que gostem! Queremos saber a sua opinião.
Bom final de semana e ótima pescaria!

Um grande abraço Equipe Poseidon Brasil


quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Segue mais um boletim FLORIPESCA com as novidades para o final-de-semana

BOLETIM FLORIPESCA N. 549, de 08 de dezembro de 2011


a) PREVISÃO DE TEMPO E DE MAR - Neste início do final-de-semana, muita Nebulosidade, Vento Sul mais intenso, Pressão Barométrica em baixa até Sábado, Temperatura em pequeno declínio no Litoral (ar mais frio vindo do Mar) e altíssima no Extremo Oeste (vento quente naquela região). Muito barulho de Trovoada, mas pouca Chuva, exceto nas próximas 24 horas. No Sábado, uma Frente Fria atuará no Sudeste, associada a um Centro de Baixa Pressão que estará em Alto Mar, defronte à divisa Santa Catarina/Paraná. Lua Cheia no Sábado, dia 10. Mar alto e agitado em função das rajadas de Vento Sul. Domingo, com vento mais calmo. TSM na Praia Mole na casa dos 22,7 graus.   

b) PESCARIAS MARÍTIMAS - Mais uma vez recebemos notícias de bons peixes na área oceânica de Floripa. O difícil é conciliar folga com condições marítimas favoráveis. Muitos até "reclamam" que nossas pescarias acontecem durante a semana, mas o fator mais decisivo não é nossa vontade ou a disponibilidade de folga e sim, a condição marítima. Aí, chamamos quem estiver na "fila de espera". Hoje, por exemplo, havia uma "janela", acompanhada dia-a-dia desde as previsões da Segunda. A pescaria foi confirmada com a BIG FISH, na certeza de encontrar Dourados e Atuns. Difícil que volte sem alguns bons exemplares, embora a Pressão Barométrica esteja caindo rapidamente.  

c) NOVIDADES PANTANEIRAS - O Parceiro Luiz Mário, do Barco-Hotel IEIÉ, está ampliando sua base de ação. Inaugurou uma Agência Turística para venda de pacotes, passagens e outros serviços afins. Também está administrando um Hotel Flutuante, o CHALÉ DO PESCADÔ, que fica a 40 minutos de Lancha de Cáceres, subindo o Rio Paraguai. Tem lugar para 12 Pescadores, com diária integral. Logo daremos as coordenadas para montar grupos daqui.  

d) DOURADO BUS NO PANAMÁ - Nosso Parceiro de Novo Hamburgo fez ótima estréia no Panamá, em Novembro. Confira pelo vídeo em http://douradobus.com.br/2011/fotos/index.php?id=51.

e) NACLINHO. QUEM LEMBRA? O Boletim nr. 384, de 21.08.2008, contava das aventuras do Amigo Gilson Pasternak, quando pescou no rio Paranazão com sua esposa. Pois seu site "caseiro" cresceu e virou moda entre os aficionados de uma boa pesca. Clique em  http://www.naclinho.com/IndexMare.html e pesquise a maré para ter o melhor dia e hora para sua pescaria. Noutro aplicativo, ele disponibiliza o cálculo de quantidade de linha, conforme o porte do carretel:  http://www.naclinho.com/IndexCapacidadeCarretel.html. Ele é Instrutor de Pesca e fez curso com o Nelsinho Nakamura. Por questões profissionais, trocou Floripa pelo Rio de Janeiro, mas nos visitará em poucos dias.   

f) AUSÊNCIA - Em função de uma semana inteira de visita a Parentes e Amigos no RS, estarei "fora do ar" até o dia 15. Peço que enviem e-mail, que será oportunamente respondido.   


Um forte abraço


Poseidon Brasil




terça-feira, 6 de dezembro de 2011

A ISCA ARTICULADA


Boa noite, amigo pescador e demais interessados!


Nesta terça-feira, trazemos a vocês mais uma novidade da Poseidon Brasil: a isca FURY SWIM BL (barbela longa).


Uma isca muito especial que oferece um perfil atraente e ação imbatível de todas vistas predatórias. A construção do corpo e o revestimento 3D com guelras e escamas são muito realistas.


Confira, logo abaixo, a ficha técnica e o teste de nado desta  maravilhosa isca. 


Um forte abraço,


Poseidon Brasil










ESTRÉIA DA LANCHA MISS MARIAH

Amigos pescadores, segue o mais novo boletim do nosso grande amigo Adão da Floripesca, confiram!

 A Convite do Sérgio, o Baeter e eu fomos conhecer de perto outra Carbrasmar, substituta da É TUA.  A novidade se chama MISS MARIAH, tem 19 pés e está toda acolchoada de bancos em couro. Coisa linda!
  Em breve receberá os porta-varas, para maior conforto e segurança do equipamento e também está no prelo a aquisição de um Sonar, que dará maior qualidade à pesquisa de peixes, entre os diversos níveis de profundidade e de temperatura da Caieira da Barra do Sul, que vai da Ilha dos Cardos à região dos Naufragados e da Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba, esta, fincada na Ilha de Araçatuba

Vejam a longa e diversificada história desse Patrimônio Histórico em

  Embora tenhamos pescado poucas horas, na metade no Sábado pela manhã, deu para testar o conforto e a agilidade da Lancha (navega suavemente a 22 milhas), sem forçar o motor de 90 HP, que está apenas com uma dúzia de horas de uso.
  
  A embarcação navega bem, é confortável e vai ficar melhor ainda com a instalação dos implementos citados. Por enquanto, estará disponível apenas nos finais-de-semana, mas a partir do Natal, fará saídas diárias.   
  Também aproveitamos o ensejo para testar algumas iscas da Fabricante POSEIDON, instalada em Floripa.
  Num primeiro momento, utilizamos iscas de superfície e de meia-água, embora sabendo que o peixe estava no fundo pedregoso, com variações de 10 a 17 metros de profundidade.       

   Operamos o teste das iscas em circunstâncias adversas, como forte correntezagrande profundidadevento contrário e ondulação do mar mexido que o Ciclone de véspera ainda nos brindava, ao menos até a Maré de Lua Nova acalmar, pelas 11 horas.

   Também pescamos com Camarão Vivo e a surpresa foi a presença de Badejos neste início de Dezembro, quando a água ainda está fria naquele ponto de pesca. Isto foi ótimo para quem imaginava pegar apenas algumas Garoupas e, com um pouco de mais tempo, tentar algum Robalo. Tivemos ação de peixes maiores, que arrancaram as pernadas de linha 0,40 mm, sem chance para o pescador.

  Batemos diversas fotos, tanto da Fortaleza e do Farol de Naufragados, quanto da Natureza e dos peixes.
  Em poucos dias voltaremos para continuar os testes e certamente, brincar com Badejos, Garoupas e, desta vez, com Robalos, já que a água mais quente está começando a chegar lá no Sul de Floripa também.   Depois, o teste se estenderá às águas oceânicas, posto que a isca Octopus grande foi muito bem no ensaio.  Os Dourados que se cuidem...    

FLORIPESCA –Seu Parceiro no Turismo da Pesca
Site: www.floripesca.tur.br

sábado, 3 de dezembro de 2011

INCRÍVEL PRÓ-VENOM!


Boa noite pessoal,

Guardamos uma grande novidade para esse sábado... 

Queremos compartilhar com vocês a nossa incrível PRÓ-VENOM!! Isca que representa uma verdadeira inovação no desenvolvimento de iscas artificiais e chegou para incendiar a pesca esportiva!

Esse projeto original combinou a ideia de uma isca artificial comum (mas muito especial), o "camarão" de silicone (soft bait), com um corpo de plástico rígido *ABS (Acrilonitrila, butadieno, estireno), dando origem a uma nova isca artificial a PRÓ-VENOM!

Verifiquem, logo abaixo, a descrição técnica desta incrível isca e principalmente o seu nado incomparável.

Um abraço, Equipe Poseidon Brasil.






sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

E com grande satisfação que postamos o segundo de muitos outros boletins e informações do Sr. Adão da Floripesca. Ótimo proveito e um ótimo fim de semana, são os votos da equipe POSEIDON fish hunting accessories® ! Equipe Poseidon.



                                        BOLETIM FLORIPESCA NR. 547, de 28.11.2011
A partir de agora, nosso Boletim Semanal vai ao site www.floripesca.tur.br no mesmo dia de sua distribuição via eletrônica.

a) PREVISÃO DE TEMPO E DE MAR - Por enquanto, predomina uma Massa de Ar Quente sobre o Estado, mas ela já está com seus dias contados, pois a Frente Fria que aqui aportará na Quarta vai mudar o panorama climático. Até lá, resta sofrer com o forte Calor que assola principalmente o Extremo Oeste catarinense. Amanhã, boa probabilidade de Chuva mais intensa do Centro ao Litoral e de resto, Chuva isolada a Nordeste. Na Quinta, uma Massa de Ar Frio acompanhará o forte Vento Sul. Pequena chance de Geada na Serra. Pressão Barométrica em queda livre até Quarta. A Lua esteve Nova na Sexta, dia 25. No Mar, finalmente a água quente chegou para ficar (ao menos até Abril 2012). A TSM (Temperatura da Superfície do Mar) Na Barra da Lagoa está em 22,1 graus e na área oceânica foi registrada Temperatura de 23,5 graus no Sábado, dia da Captura de um Marlin Branco. No Domingo, muitos Dourados-do-mar foram capturados.

Recomendamos atenção ao Mar na Quinta, pois existe possibilidade de Ressaca. A partir do Sábado, melhoram muito as condições de navegação.

b) PESCARIAS MARÍTIMAS - Nossos Parceiros começam a preparar suas belonaves para a Temporada:

BIG FISH já fez sua estréia. Acompanhe em http://www.floripesca.tur.br/relatos-de-pescarias.html.
BIG ONE vai ter uma Temporada mais "light' devido ao excesso de trabalho em terra firme do Parceiro Fred Curi.

MISS MARIAH - substituta da Lancha É TUA, do Sérgio - vai fazer aquela gostosa pescaria na Caieira da Barra do Sul.

BOTE GABRIEL - fundeado na parada 5 da Costa da Lagoa, atenderá saídas na Lagoa da Conceição e para as Ilhas do Xavier e as Aranhas.
BLITZ - Lancha Ventura 23 pés, para passeios lacustres e marítimos.
Contatos: (48) 9960.5193 ou pelo e-mail floripesca@brturbo.com.br

c) QUER VER MUITO PEIXE? Para quem está na saudade, sugiro dar uma olhadinha nessa verdadeira "Batalha Naval", dica do Amigo Luiz Carlos Pinto, de Curitiba: http://www.youtube.com/watch?v=YLUr5TGvCpA

d) TESTE - ISCAS POSEIDON - Hoje recebi um Kit com 29 iscas artificiais, prontas para consumo imediato. Cada blister vem com um Manual, orientando o uso daquela isca específica. Tem iscas para todos os gostos. O catálogo da MARCA tem 205 cores, em 165 modelos de iscas. Dá para combinar muita alternativa...

e) BLOG DA POSEIDON - Acesse em http://blogposeidonbrasil.blogspot.com/ e participe da Comunidade da Poseidon do Brasil.

f) HISTÓRIAS DE PESCARIAS - Temos na área um "poeta da pesca": aprecie a veia poética do Gilles Abes, da POSEIDON. Excelentes contos, muito bem escritos:
g) KALUA EM BARCELOS - Acompanhe esta aventura que rolou no Programa PESCA ALTERNATIVA do dia 27.11.2011. Acesso pelo http://www.pescaalternativa.com.br/novo/index.asp?pag=9&it_materia=1&id_programa=383

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Como identificar o pesqueiro ideal





Rancho Queimado, SC

Um pescador, como bom observador, olha certo ponto estratégico e automaticamente imagina o predador fisgando a isca: é o que chamamos de “leitura”.

Pois bem, este pescador está no caminho certo para tirar seu peixe da água, mas nem sempre a natureza mostra estes pontos da maneira mais clara possível.

Não se preocupe amigo, aqui você encontrará dicas preciosas para localizar o “canal” dos predadores.

Para melhor entendimento, faremos uma listagem dos indicadores de pesqueiros, como flora e fauna, características física do ambiente e outros, começando, portanto, com o perfil do terreno.

1) Perfil do Terreno:

 Rancho queimado - SC
Geralmente o relevo que se vê das margens tende a se prolongar dentro da água sem muitas variações. Imaginar essa continuidade permite que o pescador projete o local de arremesso da isca.  Confira alguns exemplos aos quais você deve ficar atento;

- Desbarrancados: Em trechos desbarrancados encontraremos quedas bruscas de profundidade, além de levarem para água vegetação e pedras, formando novas estruturas para o peixe.



                                                        Rio Acre, Rio Branco - AC

- Tipo de solo: As margens escuras mostram locais onde correm e/ou que abrigam matéria orgânica e resíduos que servem de alimento.
Atenção também aos solos pedregosos, onde as pedras criam sombras e servem de abrigo para os peixes.

- Declividade: Terrenos com declividade acentuada e bases de árvores mortas sugerem pesca de Black basses e traíras com iscas de plástico de profundidade.



Rancho Queimado, SC


Mas se a situação é de terreno plano com estruturas à mostra, o pescador deve optar por iscas spinner, isca que tende a permanecer na janela de ataque dos predadores.

2)      Vegetação Submersa:
Atenção redobrada para locais com as seguintes características;

- Grandes troncos: Em represas com árvores e troncos abundantes em posição horizontal, fique atento. A sua capacidade de gerar sombra aponta que são ótimos esconderijos para os predadores. 



                                                                    Rio Branco - AC


- Vegetação Alagada: Plantas aquáticas são independentes ao compor um ecossistema próprio, ali a cadeia alimentar prolifera e, ao seu redor, encontram-se os maiores peixes.
Em época de cheia, certamente será o canal forte de traíras.


                                                                          Rio Branco - AC

- Rios de mangue: Fique atento ao lado do rio que abriga o maior volume de galhadas caídas, local de margem mais funda, e local predileto de abrigo dos robalos.



                                                       Manguezal do Ratones, SC

Uma dica muito valiosa, para se posicionar em locais como este, é observar a posição das galhadas, se estiverem a jusante (parte baixa do rio), trata-se de um pesqueiro vazante; se estiverem a montante (rio acima), trata-se de um pesqueiro de enchente.

3)      Fauna e Flora:
Interpretar a natureza faz parte de qualquer pescaria, saber identificar seus sinais é uma grande qualidade do pescador esportivo.



                Pato selvagem fazendo ninho no topo de uma arvore submersa. Rio Branco, AC

  

Confira alguns dos sinais:

- Árvores: Locais que abrigam árvores com frutos maduros caindo da mata ciliar são excelentes cevas naturais, que mantém peixes frugívoros (alimentam-se de frutas e néctar) e onívoros (fonte animal e vegetal) em busca de alimento. Peixes como pacus, matrinxãs e piraputangas são frequentadores assíduos deste local.

- Bichos: Aves pescadoras, como a garça, em situação de caça nas margens, são sempre sinais de peixes sob a linha d’água.
Passarinhos e macacos agitados em uma mesma árvore indicam frutos maduros (condição de alimento aos peixes), assim como os ninhais causam aglomeração de peixes que são atraídos por restos de comida e dejetos caídos na água.

Existe também a possibilidade de encontrar peixes disputando alimento com as aves nas margens, confronto comum entre as garças e dourados.


                                                              Rio Branco, AC


Pois bem, caros amigos, esperamos que tenham gostado deste “post” com informações valiosíssimas para sua pesca.

Um grande abraço e ótimas pescarias, é o que deseja a equipe POSEIDON fish hunting accessories®.

Fonte: ANDRETTA, Roald. Anatomia do Pescador (Texto adaptado). PESCA ESPORTIVA. Edição 156 . São Paulo: Grupo 1 Editora, 2010.