segunda-feira, 29 de outubro de 2012

ISCAS ARTICULADAS: EFICIÊNCIA COMPROVADA!




A EFICIÊNCIA DAS ISCAS ARTICULADAS



Existem muitos modelos de iscas artificiais, para diferentes modalidades de pesca. Algumas dependem do “saber-fazer” do pescador, que ao dominar as técnicas para trabalhar a isca, lhe dá verdadeiramente vida. 
Sem a habilidade do pescador, a isca simplesmente não funciona como deveria, e os trabalhos que se poderia executar não acontecem.
Outras têm praticamente “vida própria” e fazem sozinhas todo o trabalho de nado. 
É o caso das iscas articuladas, que imitam o nado natural do peixe. Ao pescador, basta recolher adequadamente.


Isca articulada? Para o peixe manhoso, claro!

Esse tipo de isca obtém uma ação viva ou irregular, conforme o trabalho do pescador, aliando grande eficácia sonora e visibilidade graças ao seu intenso movimento. 
Deve-se dar destaque à sua eficiência com recolhimento lento, justamente para o predador quando em estado sonolento. A isca articulada tem essa particularidade de nadar perfeitamente, justamente quando o pescador necessita que a isca passe lentamente na janela de ataque do peixe.



Podemos comparar sua velocidade lenta à importante “paradinha” (stop & go), entre os toques de vara, com a diferença do movimento mais natural e intenso, da vibração, do barulho e da ilusão de velocidade que a articulada oferece.
De fato, a articulada dá uma impressão de velocidade, quando na verdade, com recolhimento lento, está nadando devagar na água. Na opinião de muitos pescadores profissionais, a maior vantagem das articuladas é a baixa velocidade, ou a ilusão de velocidade, e o ruído que produz.


Para iniciar uma oscilação, com uma boa articulada, muito pouco movimento para frente é necessário. Quando começam a balançar para trás e para frente, as partes do corpo articulado reagem com movimentos opostos. 
Quando a da frente se move para um lado, a seção traseira se move de uma maneira oposta. Normalmente, isso resulta em uma colisão das partes do corpo na seção conjunta.




Como elas colidem, criam uma forte ação de clicar. Isso faz com que a isca articulada seja excepcional em águas turvas, onde os peixes têm uma visibilidade limitada e precisam confiar muito mais em seus numerosos sensores laterais para sentir as vibrações e os movimentos em seu ambiente.



A isca articulada é altamente recomendada em duas condições desfavoráveis de pesca:

- quando os predadores apresentam uma atitude neutra ou inativa. 
- com pouca visibilidade, nessa situação comum de pescaria, os predadores “precisam” de uma isca barulhenta e que produza vibrações, pois dependem dos seus sensores laterais para localizar a presa.


Quanto ao trabalho destas iscas articuladas, deve-se privilegiar o recolhimento contínuo, principalmente, para as iscas mais compridas, pois os toques de vara podem fazer com que a isca enrosque na linha. 
Na verdade, o recolhimento brusco, com fortes toques, não é adequado a esse tipo de isca. Por causa disso, alguns pescadores acham que esse modelo é defeituoso, ou não funciona bem, quando na verdade, é o trabalho da isca que é incorreto. 
Portanto, trabalho contínuo com leves paradinhas, para iscas mais compridas de duas ou três seções. No caso das crankbaits articuladas, por serem menores e mais compactas, correm menos perigo de enroscar e pode-se assim variar o trabalho com alguns toques de vara.

E a resistência da articulada?

Como qualquer isca não-articulada da Poseidon, as articuladas têm toda a sua estrutura metálica reforçada, dos pitões às argolas, assim como as garateias. Seu corpo em ABS é também muito forte, para se adequar à realidade de nossos predadores, verdadeiros "peixes brutos", como se diz. Comprove sua resistência com as fotos logo abaixo:

Marcos Beckmann, consultor da Poseidon e apresentador do programa Belezas da Nossa Terra, com belíssimo Trairão do rio Ronuro no Mato Grosso.

Isca Articular 130F, molinete Pégasus com 10 rolamentos e vara Boat, equipamento completo da Poseidon.

Cuide também com o vento, assim como uma cranck não será a melhor escolha neste caso, as articuladas produzem mais resistência ao ar. 
Em caso de vento, iscas inteiras com perfil alongado e sistema de transferência de massa têm melhores resultados. 
Lembrem-se! É fundamental saber escolher a isca adequada em função das condições da pescaria.

Iscas Articuladas da Poseidon

As iscas articuladas da Poseidon, como a  Articular, a Splash e a Swim, além de terem um nado perfeito, são iscas eficientes,  resistentes e são especialmente destinadas aos predadores mais seletivos, quando em estado sonolento devido às condições climáticas ou quando estão num período de alimentação negativo ou lento.

Para mais informações, visite nossas redes sociais:




ÓTIMAS PESCARIAS A TODOS!


EQUIPE POSEIDON.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal! Vamos lá, comentem os artigos, nos mandem os seus que serão aceitos e publicados aqui.
Vamos discutir temas gerais sobre a pesca esportiva e muitas dicas. Abraços para todos Djalma