segunda-feira, 29 de abril de 2013

PESCARIA NO LAGO DE PALMAS





Pescaria no lago de Palmas do Melhor da Pesca com a Poseidon


Textos e fotos: Equipe MELHOR DA PESCA



Olá amigos(as) pescadores(as),

     Bom ultimamente temos visto através das fotos e relatos de grandes amigos nossos (Juliano Lasca, Fernando Romani, Vitor Silva, Alex Roberto) como o estado do Tocantins tem se destacado no cenário da pesca esportiva, e nesta oportunidade quero relatar uma pescaria no lago de Palmas (lago da UHE Luiz Eduardo Magalhães que abrange os municípios de Palmas, Lageado, Miracema do Tocantins, Porto Nacional, Brejinho de Nazaré e Ipueiras).



      Planejamos (Willian Lins - Equipe Melhor da Pesca e José Lins - convidado) nossa pescaria durante a semana, marcamos os pontos a serem explorados, separamos as iscas Poseidon, caniços Goiano Custom Rods, acompanhamos a previsão do tempo e no dia 20 de abril de manhã já estávamos navegando, sabendo onde iríamos e o que buscaríamos: tucunarés azul.

Willian Lins

    Já nos primeiros minutos de navegação nos deparamos com estruturas que prometiam grandes capturas, mas estávamos firmes no nosso propósito... até que vimos uma imagem fantástica para qualquer pescador, um cardume de tucunarés atacando a uns 150 metros do barco e sem estrutura no caminho, duas perguntas e guinamos na hora, a diversão foi boa...




      Depois de alguns arremessos e tucunarés pequenos seguimos para nossos pontos, a navegação estava excelente, o vento SE não atrapalhou em nada, mas quando chegamos nos pontos a serem explorados, conseguimos ver nas estruturas como a água havia rapidamente descido nos últimos dias, além da água estar bem suja. Trabalhamos um pouco em cada ponto e fomos assim pegando uns pequenos tucunas.







Carlos Neves

      Com os peixes manhosos como estavam o que mais fez sucesso foram as iscas do tipo stick, somente uma bicuda e um tucunaré arriscaram atacar as hélices. O destaque do dia ficou mesmo (novamente) com as iscas da Poseidon Brasil em especial a Darter e a Fury Dog (todas trabalhadas como peixes feridos na subsuperfície).

Sr. José Lins

      Paramos para almoçar e descansar, fizemos um acampamento estiloso, churrasqueira de buraco e giral para apoio e tudo, ficou bem legal nos divertimos com isso, o seu José Lins se empolgou tirando a madeira, tivemos que tirar o facão da mão do homem, rsrsrsrsrs. 




     O dia foi agradável e a pescaria boa! No entanto, no retorno como as previsões indicavam, pegamos uma chuva no caminho, mas ela não foi problema, o problema foi o vento NE/NNE inesperado e contrário a nosso destino, reduziu em muito a velocidade do barco em testes (Melhor da Pesca 01). Sofremos uma pane seca já perto da chegada, e precisamos entrar em contato com uma empresa náutica que nos deu apoio. Chegamos com atraso considerável, mas chegamos bem!

Isca DARTER 125F da Poseidon Brasil

Isca Fury DOG 120F da Poseidon Brasil

      Então deixo aí algumas fotos para os amigos pescadores apreciarem e, por quê não, para planejarem uma pescaria no Tocantins também...

       Abraços pescadores!





Equipe Poseidon Brasil

segunda-feira, 8 de abril de 2013

RESCA: A MAIS NOVA MODALIDADE DE PESCA!






CANDIDO LEONELLI... CRIADOR DA MODALIDADE RESCA!



Com certeza não falta criatividade no Brasil, muito menos na pesca esportiva. Nossos pescadores são sempre muito criativos para enganar os predadores, fisgá-los, bater belas fotos e soltá-los como se deve.
O caso mais recente é o do nosso amigo Candido Leonelli que teve a boa ideia de juntar dois esportes diferentes, para as quais tem grande paixão, criando uma nova modalidade de pesca.

Candido Leonelli

O Candido foi diretor executivo do Bradesco em São Paulo, no qual  continua como consultor. Sua ideia foi aliar o remo à pesca esportiva, criando a RESCA, nome dado ao mesclar REmo e peSCA. Candido realiza suas pescarias em um barco a remo, no qual pratica um corrico lento, já que a posição de costas lhe permite enxergar o trabalho das iscas e as fisgadas dos predadores. 


Essa posição de vigília lhe dá controle sobre as varas, possibilitando a navegação adequada da embarcação. O pescador consegue assim assumir as varas em caso de fisgada e observar o ambiente para evitar pedras e, portanto, possíveis enroscos.

"Trabalho com um barco a remo. Posso dar 20/30/40 metros de linha e corricar entre 15 a 30km/h."

O resultado dessa modalidade é com certeza um sucesso que exige uma boa condição física. Não podemos esquecer que os pescadores esportivos são atletas e esta nova modalidade confirma este fato.



Parabéns Candido Leonelli pela sua criatividade e sucesso nessa nova modalidade: a RESCA.

Informações Técnicas:


- Barcos de competição Coastal Challenge de um (SINGLE) ou dois  (DOUBLE) remadores;
- Distância percorrida: de 15 a 30km ficando entre 2 a 4 horas na água;
- Espécies: Sororocas, pescadas, bicudas, badejos, garoupas, vermelhos, ciobas, entre os mais pescados.

Equipe Poseidon.